Mapa de Autoavaliação Sistêmico

|Instruções de Preenchimento

É um método de avaliação e compreensão do Estado Atual que leva em conta todas as áreas da vida: espiritual, parentes, conjugal, filhos saúde, social, servir ao próximo, intelectual, financeiro, profissional e emocional.

Refere-se ao seu relacionamento com Deus, seja qual for a religião da qual você faz parte. Algumas pessoas confundem o pilar espiritual com paz interior. Na verdade, este pilar diz respeito ao tempo dedicado à espiritualidade, dedicação ás orações, nível de intimidade, fé e relacionamento com Deus.

Diz respeito à qualidade de vida e harmonia que existe entre você e seus pais e irmãos (na ausência destes, os familiares mais próximos). Refere-se à presença de amor, afetividade, cumplicidade, diálogo, harmonia, perdão e à vontade de estarem juntos, em convívio.

Nível de afetividade, carinho, amor, sexo, respeito, compreensão, dedicação, diálogo, companheirismo, lealdade, harmonia, e tempo de qualidade dedicado ao cônjuge. Entendemos que a presença de todas estas características independe da qualidade de anos em que o casal está junto.

A sua relação com seus filhos é uma relação de amor, harmonia, carinho, afeto, confiança, diálogo, respeito as diferenças, limites e perdão? Você é referência para seus filhos? Eles têm um desempenho exemplar? Você percebe que eles estão crescendo e se tornando pessoas melhores a cada dia?

A profundidade, intimidade, confiança e maturidade das amizades e relações sociais. Suas amizades o ajudam a ser melhor ou bloqueiam seu desenvolvimento? Este pilar também se refere ao tempo dedicado ao lazer, à celebração com os amigos, os hobbies e a conhecer pessoas e lugares novos.

Retrata o estado de saúde física atual a partir de aspectos como disposição energia, atividades físicas regulares, alimentação adequada, exames clínicos em dia, ausência (ou controle) de problemas crônicos e nível de satisfação com a própria aparência. Quando você se olha no espelho, gosta do corpo que vê?

Ajudar ao próximo sem esperar qualquer favor ou pagamento, colocar seu tempo, talentos e dinheiro a serviço de outras pessoas. Vale ressaltar que este pilar não se refere a servir familiares ou amigos, as a crianças, famílias carentes, projetos sociais, etc.

Sua disposição para quebrar os próprios paradigmas e aprender coisas novas, níveis de desempenho em cursos e treinamentos, tempo dedicado a leitura, palestras, debates, vídeo-aulas, etc.

Retrata a sua relação com o dinheiro. Não apenas quanto se ganha, mas também quanto se gasta, poupa, investe e doa. Como consequência, diz respeito também a quanto você possui de patrimônio e investimento ou dívidas e contas a pagar.

Este pilar relaciona-se com sua carreira profissional e pode ser dimensionado pelo nível de reconhecimento recebido de colegar e superiores e pelos resultados concretos e palpáveis gerados, tais como promoção, ofertas novas de emprego e/ou crescimento dos rendimentos da empresa. 

Refere-se ao equilíbrio de vida, sendo, normalmente, uma consequência direta dos outros dez pilares. Refere-se ao seu controle emocional a qualidade dos seus sentimentos cotidianos, a sua alegria em viver a vida, ao seu entusiasmo para lidar com os desafios do dia a dia, etc. O quanto você consegue usar suas emoções a seu favor e manter sentimentos e pensamentos destrutivos afastados?

" você nunca terá uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão." aaron burns

Passo 1: Com base no que foi apresentado, avalie o seu nível de realização e plenitude em cada pilar, seguindo o passo a passo a seguir:

Os números de 1 a 10 são atribuídos como nota. Por exemplo: você vai escolher o pilar social e classificar ele de 1 a 10, onde a nota 8 ou 9 significa que você está com um bom desempenho e nota 10 significa que você está vivendo aquele pilar em sua plenitude.

Qualquer nota acima de 5 e abaixo de 8 merece atenção, pois já representa algum prejuízo para os outros pilares da vida. E notas iguais ou abaixo de 5 mostram que aquele pilar está muito crítico e precisa ser trabalhado imediatamente.

Passo 2: Ligue os pontos em cada pilar, na ordem em que eles aparecem, formando uma figura, por exemplo: se você escolher 5 no pilar saúde e 6 no pilar servir, você agora irá ligar o ponto 5 ao ponto 6 assim sucessivamente até que todos estejam interligados.

É importante que você avalie cada pilar com sinceridade. Mesmo que seja uma área da vida hoje você não considere prioritária, avalie segundo os critérios e atribua uma nota.

Preenchido o MAAS, observe a figura formada. Essa figura representa o quanto sua vida está fluindo. A roda que simboliza a sua vida está girando? Qual aprendizado você tem observado no seu MAAS? A partir deste aprendizado, que decisões você toma? Liste essas decisões em seu caderno, em algum lugar de fácil acesso para conquista-los dia apos dia.

 

É importante que a cada passo que você dê, a cada conquista você preencha a sua roda novamente para poder se sentir estimulado cada vez mais, assim você acompanha o seu progresso em cada pilar da sua vida. Caso necessite de auxílio, estamos a disposição para lhe ajudar.